MAIS DUSTER, AINDA UM DUSTER
UM DESIGN MAIS FORTE E ASSERTIVO
A Dacia reinventou o design do Duster. Continua a ter a aparência marcante que impulsionou as gerações anteriores até ao topo – especialmente o seu carácter sólido e robusto de SUV – mas leva-a mais alto, mais longe e com mais força com o novo e distinto design da Dacia. O Novo Duster orgulha-se de exibir um design renovado.
David Durand, Diretor de Design da Dacia: "Antes mesmo de começar a trabalhar no estilo do Novo Duster, aperfeiçoámos as suas proporções para encontrar uma postura forte e equilibrada. Quando se acertam nas proporções logo no início, não são necessários artifícios para ajustar o estilo mais tarde."
“Tudo o que é essencial, sem artifícios”: esta filosofia Dacia aplica-se, tanto ao design do Novo Duster, como ao de qualquer outro modelo.
Os designers começaram com volumes simples – o habitáculo, o capot, as embaladeiras, etc… Em seguida, combinaram-nas num todo bem definido, para dar ao modelo um estilo moderno e bem construído, com linhas deliberadamente tensas e seguras de si.
As formas e os volumes simples contribuem para a força do design – incluindo a dianteira vertical acentuada, as proteções estriadas das cavas das rodas, a porta da bagageira de grandes dimensões e as janelas laterais que se estendem, sem problemas, da “proa à popa”.
O Novo Duster está protegido por uma faixa elegante que o envolve a toda a volta: as proteções laterais na zona inferior da carroçaria ligam-se aos guarda-lamas e depois às cavas das rodas, que, por sua vez, se ligam aos para-choques dianteiro e traseiro, tornando o Novo Duster mais robusto e aventureiro do que nunca!
O design do Novo Duster é coerente, acompanha os tempos e combina o seu carácter aventureiro e robusto com uma vertente mais sustentável.
- As proteções inferiores dianteiras e traseiras são tingidas na massa. Não recorrer a tinta é bom para o ambiente – e para os clientes: já que os riscos e arranhões não alteram a cor original.
- As proteções laterais da parte inferior da carroçaria, as proteções das cavas das rodas, as marcas de identificação, os guarda-lamas, os triângulos no para-choques dianteiro e a proteção da zona traseira são fabricados com um material resistente concebido pelos engenheiros da Dacia e pelos químicos da LyondellBasell, o Starkle®. Este material, que foi revelado no concept car Manifesto, é até 20% reciclado. A sua composição inclui partículas brancas que lhe conferem um aspeto malhado, que a Dacia decidiu exibir em vez de pintar por cima (detalhes abaixo).
Esta sensação vem também do novo tablier alto, vertical e grande, bem como da faixa larga. O desenho das saídas de ventilação, que se assemelham às cavas das rodas, contribui para esta sensação de coerência.
Tal como o exterior, o interior inclui tudo o que é essencial – ou seja, as características que servem um objetivo. A ergonomia foi muito trabalhada, incluindo o ecrã central de 10,1 polegadas posicionado no campo de visão do condutor e com um ângulo de 10° na sua direção. Os novos controlos da transmissão automática, associada ao motor HYBRID 140, são particularmente fáceis de utilizar. As superfícies planas do volante, em cima e em baixo, tornam-no extremamente confortável de manusear.