RENAULT 5 E-TECH 100% ELÉTRICO: O ÍCONE POP ELÉTRICO‘RENAULUTIONÁRIO’
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico é um automóvel único. Para o Grupo Renault, representa a estratégia de relançamento da Renaulution, bem como a renovação industrial e a transição para a era elétrica da sua marca icónica.
Desenvolvido através de métodos de trabalho inovadores, o modelo de produção tem toda a magia e encanto de um show-car. Foi desenvolvido em apenas três anos, em vez dos habituais quatro. Repleto de tecnologia elétrica e digital, terá também um preço competitivo.
Para alcançar este resultado no segmento dos citadinos compactos acessíveis, o Grupo recorreu a todas as suas competências, nomeadamente à Renault, à Ampere, empresa do Grupo Renault especializada em veículos elétricos e software, e à Mobilize.
Para este projeto, o Grupo apoiou-se na sua nova organização ‘multi-especializada’, criada para acompanhar a evolução tecnológica deste setor, através de uma abordagem ágil, inovadora e eficaz. Por exemplo, a Ampere trouxe à Renault uma vantagem competitiva inegável, com o rápido desenvolvimento de uma plataforma original dedicada aos pequenos automóveis elétricos, juntamente com um forte ecossistema industrial na Europa. Assim, a Renault está em condições de desenvolver uma nova gama de automóveis elétricos atrativos, que é liderada pelo Renault 5 E-Tech 100% elétrico.
Um design único e emocionante
Quando o Renault 5 foi lançado, em 1972, o seu design original e moderno causou sensação. Os para-choques em plástico, a carroçaria e os faróis de cores vivas davam-lhe um aspeto arrojado, quase humano. Posicionado para refletir a mudança que se vivia na sociedade, foi um sucesso imediato, particularmente entre mulheres e jovens, uma nova base de clientes na época. Era uma lufada de ar fresco, simbolizando a liberdade e a alegria de viver.
E… como é que se recria um ícone cuja popularidade nunca diminuiu? Qual é a melhor maneira de o transformar num novo objeto de desejo, não só para os que recordam a aventura do Renault 5 original, mas também para as gerações mais jovens com expectativas diferentes, num mundo em plena transição elétrica e digital? Que valores devem orientar este renascimento? São algumas das questões que influenciaram o trabalho da equipa de projeto, desde os aspetos visuais até ao desenvolvimento e lançamento deste novo Renault 5 para o século XXI.
A equipa de design tinha muito para experimentar. Adotaram uma abordagem profundamente emotiva no seu trabalho, usando um estilo “retrofuturista”. Cores vivas, faróis de aspeto atrevido, farolins traseiros verticais, apêndices esculpidos, tejadilho colorido, grelha de ventilação no capot e muito mais: o Renault 5 E-Tech 100% elétrico traz muitas referências ao estilo ‘irrequieto’ do seu antecessor. A ideia era dar uma nova roupagem aos pormenores que estão na memória das pessoas, em sintonia com o século XXI e com a transição elétrica.
A grelha de ventilação no capot do modelo original foi reinventada para acompanhar os novos tempos. Atualmente, é um indicador de carga com a forma do icónico número 5. Quando o condutor se aproxima do veículo, este acende-se, ilustrando a estreita interação entre o homem e a máquina. Outro exemplo de interface humanizada é a sequência de boas-vindas dos faróis LED, em forma de pupila, que ‘piscam’ ao condutor. Ausentes do Renault 5 original, mas hoje indispensáveis para uma eficácia otimizada, são os elementos aerodinâmicos. Atualmente estão presentes, mas são invisíveis, como o vidro aerodinâmico colocado sobre os faróis traseiros para otimizar o fluxo de ar.
A emoção inspirada pelo design exterior reflete-se no interior. O condutor é acolhido de forma particularmente calorosa. O Renault 5 E-Tech 100% elétrico dispõe de um grande ecrã tátil multimédia de 10″, com uma interface fluida e luminosa. O design gráfico e sonoro da sequência de boas-vindas foi desenvolvido em colaboração com o instituto de música e som Ircam e com Jean-Michel Jarre. O famoso artista, compositor e autor, é um pioneiro da música eletrónica, com uma paixão pela tecnologia. Também desenvolveu as sonoridades a bordo e o VSP (Vehicle Sound for Pedestrians), um alarme externo emitido pelo automóvel a velocidades inferiores a 30 km/h, para avisar os peões.
Prazer de condução excecional para estimular a opção pelos veículos elétricos
O Renault 5 E-Tech 100% elétrico é um automóvel polivalente, tanto em cidade como em vias rápidas, graças ao seu carregador AC de 11 kW, ao seu carregador DC de 80 kW ou 100 kW e à sua bateria de 52 kWh, que lhe permite uma autonomia de até 400 km WLTP. Pode mesmo rebocar um atrelado, com uma capacidade de reboque de 500 kg, uma raridade no segmento dos citadinos elétricos.
Acima de tudo, é extremamente ágil, com uma suspensão dianteira otimizada e um raio de viragem reduzido. A suspensão traseira multi-link, inspirada nos segmentos topo de gama, proporciona níveis de aderência à estrada e desempenho até agora desconhecidos neste segmento. Tudo isto traduz-se num prazer de condução excecional, sem renunciar ao conforto.
Esta conquista demonstra a excelência do Grupo Renault na conceção e produção de veículos elétricos pequenos, leves, competitivos e populares, que vão desempenhar um papel essencial na transição elétrica do mercado automóvel.