



RENAULT RAFALE E-TECH 4X4 300 CV: A EXPERIÊNCIA DA RENAULT ELEVADA PELA ALPINE
A Renault revela a versão de alto desempenho do Rafale: o Renault Rafale E-Tech 4×4 300 cv. Fruto de toda a experiência da marca e da paixão das suas equipas, o novo motor híbrido plug-in oferece o melhor dos dois mundos: o da combustão e o da eletricidade, com uma predileção pela condução elétrica em utilização quotidiana. Mas o Renault Rafale E-Tech 4×4 300 cv não se diferencia apenas pelo motor de alto desempenho. Em perfeita sintonia com os dias de hoje, é ultra-eficiente, com uma autonomia de até 1.000 km. A adição de um motor elétrico no eixo traseiro confere ao porta-estandarte da marca um sistema de tração às 4 rodas permanentemente ativo. O Rafale E-Tech 4×4 300 cv possui notáveis características tecnológicas e de segurança, bem como uma ótima tração e aderência à estrada, em qualquer circunstância.
A versão Atelier Alpine ultrapassa ainda mais os limites da excelência em termos de prazer de condução, graças à colaboração dos especialistas da marca Alpine. A afinação do chassis, a cargo dos engenheiros da Alpine Cars e a suspensão ativa inteligente conferem ao Renault Rafale E-Tech 4×4 300 cv Atelier Alpine um comportamento e um prazer de condução ao mais alto nível.
Uma motorização de topo
Escolhas tecnológicas sem compromisso
A motorização E-Tech 4×4 de 300 cv do Rafale foi concebida sobre a base técnica do grupo propulsor híbrido E-Tech de 200 cv, com a adição de um motor elétrico no eixo traseiro e de uma bateria recarregável com uma acrescida capacidade de 22 kWh. Isto permite ao Rafale assegurar uma autonomia de até 100 quilómetros, em modo totalmente elétrico.
Gerida pela tecnologia E-Tech, a combinação do motor de combustão, dos três motores elétricos e da bateria oferece 300 cv e um desempenho permanentemente otimizado, proporcionando uma relação desempenho/eficiência que se situa no topo do segmento. O consumo em ciclo combinado WLTP desta versão cifra-se nos 0,7 litros/100 km e mantém-se nos 5,8 litros/100 km com a bateria descarregada, graças à eficácia do motor de combustão e à elevada capacidade da bateria (homologação WLTP em curso).
Um inédito motor híbrido recarregável
Sob o capot, o motor a gasolina, de três cilindros, com 1,2 litros de capacidade, dispõe de um novo turbocompressor, que aumenta a sua potência para 110 kW ou 150 cv (contra os 96 kW ou 130 cv da versão E-Tech 200 cv) e o seu binário para os 230 Nm (contra 205 Nm). A caixa de velocidades multimodo, sem embraiagem, está devidamente adaptada a estas alterações.
A este motor de combustão estão acoplados três motores elétricos (2 principais e 1 secundário), com uma potência máxima combinada de 300 cv:
– O motor elétrico principal no eixo dianteiro, que desenvolve 50 kW (70 cv) e 205 Nm de binário.
– O segundo motor elétrico principal, ligado em permanência ao eixo traseiro, com 100 kW (136 cv) e 195 Nm de binário.
– O motor elétrico secundário HSG (Motor de arranque/Gerador de Alta Voltagem) com 25 kW (34 cv) e 50 Nm de binário.
Em condução dinâmica, a combinação dos diferentes motores oferece todo o seu potencial, com os seguintes níveis de desempenho:
- 0 a 100 km/h em 6,4 seg. (em comparação com os 8,9 segundos do E-Tech hybrid 200 cv)
- 80 a 120 km/h em 4,0 seg. (em comparação com os 5,6 segundos do E-Tech hybrid 200 cv)
- 1 000 metros de arranque em 26,9 segundos
Alimentados por uma bateria de iões de lítio de 22 kWh/400 V, os dois motores principais asseguram a tração elétrica. O motor elétrico secundário HSG (Motor de arranque/Gerador de Alta Voltagem) põe em funcionamento o motor de combustão interna, opera as mudanças da caixa de velocidades automática e ajuda a recarregar a bateria.
Com a potência máxima de carga aceite, ou seja, 7,4 kW (32A), uma recarga completa da bateria demora:
- 2h10 para ir de 0 a 80 %
- 2h55 para ir de 0 a 100 %
"O Rafale posiciona-se no cruzamento de duas linhas históricas da Renault. Por um lado, abraça a herança desportiva com berlinas de alto desempenho, como o R21 Turbo e o Safrane Baccara Biturbo e, por outro, a da capacidade de inovação, com conceitos como o MPV, os turbos ou os motores híbridos E-Tech". Grégory Launay, Responsável de Desempenho do Renault Rafale
Atelier Alpine: o melhor da tecnologia da Alpine e da Renault
Toda a experiência da Alpine num chassis específico
Para além do nível de equipamento Esprit Alpine, comum à versão híbrida E-Tech 200 cv, o Rafale E-Tech 4×4 300 cv é proposto numa nova versão Atelier Alpine. Um nome sugestivo que evoca a experiência avançada trazida à Renault pela Alpine Cars. Esta combinação de talentos permite aos condutores do Renault Rafale usufruírem da “experiência Alpine”.
Especificamente, o chassis do Atelier Alpine foi afinado por um grupo de cerca de uma dúzia de engenheiros dedicados da Alpine Cars, através do desenvolvimento de:
– Elementos especiais: amortecedores, molas, para-choques, barras estabilizadoras dianteira e traseira e jantes de 21 polegadas;
– Um sistema exclusivo de amortecimento controlado, denominado suspensão ativa com câmara preditiva;
– Modos específicos do Agility Control;
– Calibração das UEC (unidades eletrónicas) que controlam a travagem, a travagem regenerativa, o controlo da estabilidade e da trajetória e a direção assistida;
– Apoio especializado nas ligações do grupo motopropulsor ao chassis e aos pneus desportivos Continental.