RENAULT SYMBIOZ E-TECH FULL HYBRID: o compacto do segmento C é um "automóvel para ser vivido"
O Symbioz simboliza o melhor dos automóveis do segmento C da Renault, em termos de design modular, conetividade e eficiência. Tem as qualidades necessárias para agradar às famílias e às empresas que procuram um nível de eletrificação, mantendo o TCO sob controlo.
Posicionado entre o Captur e o Austral, o Symbioz alarga a gama da marca no patamar de entrada do segmento C. Com apenas 4,41m de comprimento, este novo modelo vem completar a família E-Tech, totalmente híbrida, composta pelo Arkana (4,57m) e o Austral (4,51m), e ao lado dos modelos E-Tech 100% elétricos, como o Megane e o Scenic.
O melhor da aclamada tecnologia Renault
O Symbioz está equipado com o melhor da tecnologia Renault. O sistema multimédia OpenR Link, com todos os serviços Google integrados, e o teto panorâmico de vidro opacificante Solarbay®. O Symbioz beneficia de 29 sistemas de ajuda à condução (ADAS) de última geração, para mais segurança e conforto de condução superior.
O Symbioz também dispõe de um espaço de bagageira, de até 624 litros, que o torna o líder na classe. O banco traseiro desliza 16 cm, criando um piso plano quando está totalmente rebatido. O Symbioz adapta-se às exigências e aos hábitos dos clientes.
A bordo do Renault Symbioz: versatilidade e eficácia
O Renault Symbioz, o automóvel híbrido mais compacto do segmento C, já está disponível para encomenda com a motorização E-Tech full hybrid de 145 cv. Este grupo propulsor oferece o conforto e o silêncio da condução elétrica na cidade, sem a necessidade de carregar. Com um peso moderado, um design aerodinâmico e a excelente tecnologia E-Tech, o Symbioz consome apenas 4,7 litros/100 km num ciclo WLTP* com emissões de CO2 de 105g/km (*ciclo WLTP pendente de homologação). Este nível de eficiência permite uma autonomia de até 1.000 quilómetros.
A nova função E-SAVE, que é ativada por um botão no painel de instrumentos à esquerda do volante, mantém a carga da bateria a um mínimo de 40%. Isto assegura um desempenho ótimo quando o automóvel necessita de mais potência, por exemplo, para transpor uma subida.
O Renault Symbioz está equipado com suspensão MacPherson à frente e eixo semirrígido atrás. As regulações força-velocidade dos amortecedores e a geometria da cadeia de transmissão permitem um melhor controlo dos movimentos da carroçaria. A direção assistida está calibrada para uma resposta mais rápida. Para um visual de alta gama, em harmonia com o interior requintado, a versão Iconic é fornecido com jantes especiais e pneus de 19 polegadas (Michelin 225/45R19). Todas estas características contribuem para o prazer de condução e para o conforto a bordo.
Desenvolvida para melhorar a tração, a função Extended Grip (disponível em opção apenas com pneus de 18 polegadas) contribui, igualmente, para a polivalência do Renault Symbioz. Dois modos específicos (Neve e Todo-o-Terreno) podem ser ativados em função das condições de condução. Ao mesmo tempo, a distância ao solo de 169 mm permite ao Symbioz aventurar-se fora dos circuitos habituais.
Prazer de condução e conforto
O Renault Symbioz E-Tech full hybrid 145 já pode ser encomendado, estando as primeiras entregas aos clientes previstas para o último quadrimestre de 2024. Está, de momento, disponível em três níveis de equipamento: Techno, Esprit Alpine e Iconic.
Brevemente, a versão Evolution E-Tech full hybrid 145 irá juntar-se à gama, ao passo que, em 2025, está prevista a chegada de dois grupos propulsores mild hybrid.